Quem Somos
2024-2025
Equipa
Amelia Earhart
– Dinastia Douro –
Constança Aguilar . Guia
Leonor Ferreira . Sub-Guia
Francisca Lourenço . Secretária e Socorrista
André Fernandes . Fotógrafo e RP
Margarida Carmo . Cozinheira e Anim.
Mia Rocha . Tesoureira e GM
?
Equipa de Animação
Tiago Botelho
Tiago Vera-Cruz
Marta Pires
João Cocco
Matilde Costa
Plano de Actividades
ANO ESCUTA 2024-2025
visualizar PDF.
Organização
IIIª Secção
• os elementos são denominados Pioneiros e as suas idades entre os 14 e os 18 anos;
• os Pioneiros estão divididos em Equipas de 4 a 8 elementos;
• denomina-se Comunidade a Unidade formada pelas Equipas de Pioneiros, de 2 a 5 Equipas;
• cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Pioneiro da Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Pioneiros devem conhecer e tomar como modelo de acção;
• o patrono da III Secção é São Pedro;
• o patrono da Comunidade 82 é Santo Agostinho;
• os Pioneiros reúnem no Abrigo;
• a actividade típica da Comunidade é o Empreendimento;
• a cor representativa desta secção é o Azul;
SPP
Sistema de Progressão Pessoal
“Neste grupo – a Comunidade dos Pioneiros – nunca vais estar sozinho! Desde já vais pertencer a um grupo mais pequeno dentro do grupo: a tua Equipa. É com os elementos da tua Equipa que vais passar a maior parte do teu tempo enquanto aqui estiveres. Será com eles que vais viver inúmeros momentos de alegria e de partilha, que vão ficar bem gravados na tua memória e recordarás pela tua vida fora. Aceita o desafio! Vem ser Escuteiro… e ficas já a saber: É importante que sejas igual a ti próprio!”
Os Pioneiros encontram estas palavras no Caderno de Pista III (antigo Diário de Vivências), um manual da maior importância para o seu crescimento no escutismo. Com base no Diário de Vivências, o Agrupamento criou o Complemento do Diário de Vivências (em breve lançaremos o Complemento do Caderno de Pista III), que julgamos ser bastante útil, com vista a uma melhor assimilação do Sistema de Progressão Pessoal. Em baixo, disponibilizamos os dois manuais em formato PDF.
Na Comunidade, os primeiro passos do SPP são dados na fase do ‘Desprendimento’. O ‘Desprendimento’ é composto por algumas provas de conhecimento, provas essas que levam os candidatos a Pioneiros (noviços e aspirantes), a conhecerem melhor o Escutismo, o que é ser Escuteiro e o que é ser Pioneiro. Para auxiliar os Pioneiros nesta fase, o Agrupamento criou o auxiliar de etapa ‘Desprendimento’, que também disponibilizamos em baixo.
Caderno
de Pista III
visualizar PDF.
Diário de Vivências
visualizar PDF.
Complemento Diário de Vivências
visualizar PDF.
Auxiliar do
Desprendimento
visualizar PDF.
ADN da Secção
Quem é o Pioneiro?
É aquele que, depois da descoberta do mundo que o rodeia, é assola-do por um sentimento de insatisfação, de um ímpeto de fazer diferente, de mudar, de inovar, que o leva a soltar-se do que considera supérfluo para pôr mãos à obra na construção e concretização do seu sonho, das suas ambições.
Mística e Simbologia
A Mística proposta para Pioneiros resume-se na frase: A Igreja em Construção.
Pressupondo o reconhecimento de que o Criador é a fonte de todos os dons, considerando que Deus nos colocou neste mundo para realizar um projecto de felicidade para toda a Humanidade, e tendo por base, ainda, que a nossa participação nesse projecto tem origem na Aliança que Deus firmou com os Homens, o Pioneiro começa a descobrir as consequências de ter caminhado em direcção à Terra Prometida. Ou seja, é hora de amadurecer a fé que professa, e é altura para redescobrir o significado do seu baptismo, mediante o qual foi configurado com Cristo.
O Pioneiro descobre que ser membro de Cristo faz dele artífice da Nova Humanidade. Descobre ainda que é parte de um todo mais vasto e que, no respeito absoluto pela sua individualidade, ele é membro da Igreja, Corpo Místico de Cristo.
Provavelmente, será mais imediato o reconhecimento do valor da comunidade, numa escala menor, isto é, na equipa. Depois desse reconhecimento, seguir-se-á a abertura aos outros e, num nível mais amadurecido, a consciência de que cada baptizado é membro activo da Igreja e que, portanto, tem um papel útil, necessário e insubstituível na Comunidade Cristã. É importante recordar que a Mística representa um ideal a alcançar no final da passagem pela terceira Secção.
Esta Mística sugere ao Pioneiro que ele é chamado a colocar os seus talentos ao serviço da Comunidade e a assumir a tarefa de ser construtor de comunhão. Tem, por isso, um sentido profundamente eclesiológico.
A simbologia ajuda-nos a perceber a identidade dos Pioneiros.
Rosa dos Ventos
O símbolo identificativo da terceira Secção é a Rosa dos Ventos. Símbolo do rumo certo, da boa escolha e da decisão ponderada, é o símbolo daquilo que é a vida do Pioneiro, nas suas escolhas, na sua atitude, no que quer dos outros. Portador de vontades, agregador de desejos e de disponibilidade, o Pioneiro tem a vontade de, ele próprio, mudar o mundo e arriscar.
Gota de Água
Símbolo da pureza, símbolo do Pioneiro, do jovem enquanto pessoa, indivíduo, que é transparente – consigo próprio e com os outros; que é alento e alimento para os que o rodeiam; que faz parte de um grupo juntando-se a outras gotas e tornando-se corrente.
Machado
Símbolo da construção e da acção, representa aquilo que é o potencial do Pioneiro, das suas capacidades, da sua energia transformadora, do resultado final da combinação do que quer com o que sabe….
Icthus
O peixe simboliza Jesus Cristo. A palavra «peixe», em grego, escreve-se icthus e, esse símbolo foi adoptado pelos primeiros cristãos perseguidos com um sentido catequético/simbólico, em que cada letra é a inicial de uma palavra: «Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador» (Iesus Christos Theou Uios Soter).
Oração do Escuta
Senhor Jesus,
Ensinai-me a ser generoso,
A servir-Vos como Vós o mereceis,
A dar-me sem medida,
A combater sem cuidar das feridas,
A trabalhar sem procurar descanso,
A gastar-me sem esperar outra recompensa,
Senão saber que faço a Vossa vontade santa.
Ámen.
Espaço Comunidade 82