908 Solidário

3 de Dezembro de 2013 - 17H12M - por Pedro Silva

Este ano vamos fazer o NATAL da CASA DO PARQUE diferente
Se uns pedem brinquedos, a CASA DO PARQUE em Carnaxide pede alguns produtos essenciais para o funcionamento diário da Instituição.

Vamos tornar este NATAL diferente?
Boa! Não vais custar nada.
Imaginem: se cada um do 908 trouxer um pacote de Fraldas, conseguimos oferecer FRALDAS suficientes para 6 meses.

ALINHAM nesta ideia?

Estamos certos que conseguimos!

A partir deste SÁBADO, dia 07, estamos prontos para receber todas as OFERTAS.

Mais sobre a Casa do Parque…
O Centro de Acolhimento “Casa do Parque” nasceu do desejo, por parte da CrescerSer – Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família ( APDMF), de responder à necessidade premente de apoio seguro a um maior número de crianças em diversas situações de risco social grave. A sensibilidade e interesse do Presidente da Câmara de Oeiras por esta problemática possibilitou a cedência de um espaço adequado à instalação de um Centro de Acolhimento, custeou as obras interiores de adaptação desse espaço e comparticipou as despesas de instalação. O Centro Regional de Segurança Social de Lisboa, reconhecendo a importância social do projecto, propiciou rapidamente um acordo com a APDMF , acordo que vai permitir custear boa parte das despesas com o seu funcionamento e garantir o apoio técnico e a estreita colaboração da delegação de Oeiras do CRSS que tem vindo acompanhar e apoiar o projecto.

Em termos de instalações este Centro de Acolhimento está a funcionar numa vivenda térrea dividida em dois espaços diferenciados. Um desses espaços tem um hall de entrada, um gabinete técnico, uma sala para apoio psicológico e atendimento a pais e um WC. O outro espaço é o da casa propriamente dito onde existe uma sala de estar/sala de jantar ampla, dividas por uma porta de correr e ainda uma sala de estudo equipada com dois computadores. Este espaço possuiu ainda dois WC e cinco quartos: três para crianças dos 3 aos 12 anos, um berçário e um quarto para uma ajudante de acção directa. A vivenda possui um amplo espaço exterior onde existe um parque infantil e uma pequena horta.

Um dos seus principais objectivos é o de prestar um atendimento com qualidade, diversificando estratégias, apoios e implementando parcerias que assegurem as condições necessárias para proporcionar um ambiente securizante e que promova o desenvolvimento harmonioso das crianças acolhidas. Neste âmbito temos contado com parcerias consolidadas com a Associação 18 de Maio, o Projecto Família Global, Oeiras Viva – Piscinas de Outurela Portela e Parque Desportivo Carlos Queiroz.

O acolhimento destas crianças, deve ser provisório apenas pelo tempo indispensável ao estudo interdisciplinar nas vertentes médica, psicológica, social, jurídica e educacional de cada criança levando à elaboração de um projecto de vida e ao seu encaminhamento seguro. Este encaminhamento pode ser: o regresso à família biológica e/ou alargada, a inserção numa família de adopção ou de acolhimento e só em último caso realizar a admissão em instituição de carácter permanente que assegure um acompanhamento individual até à idade adulta.