Alcateia – Acafim 2015

23 de Julho de 2015 - 15H07M - por Marta Luísa

Obrigado Janeiro de Baixo! Foi na passada semana que a grande Alcateia 98 rumou à última Caçada deste ano na mais que simpática aldeia de Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra. Estiveram presentes 22 lobitos e a equipa de animação contou ainda com a preciosa ajuda dos caminheiros Bernardo, Adriana e Gustavo!

O local pede que se encha o peito de ar pela sua harmonia e cheiro da mais bela Natureza. O tempo quente prometia grandes banhos e aventuras no rio Zêzere sempre rodeados de uma paisagem de serras, vales, penedos e um céu nocturno estrelado de fazer perder o sono.

O primeiro dia foi dedicado à montagem de campo e para aliviar o ar quente quase irrespirável, da parte da tarde fomos a banhos na praia fluvial, terminando o dia com uma noite de jogo de assaltos ao material entre os bandos. Quinta-feira iniciou-se com uma manhã desportiva no campo de jogos junto à praia, seguido de um mergulho para aliviar os nossos pequenos atletas e desfrutarem assim de um almoço mais fresquinho. Da parte da tarde foi tempo de dar uso às fantásticas canoas e bóias do Agrupamento para umas belas remadas. À noite, e depois de tanta actividade física, foi tempo de sessão de cinema com o filme “Monstros & Companhia na Universidade” e como podem imaginar… foi tiro e queda para os embalar!

Sexta-feira, saída de campo e caminhada de 4km em direcção a Janeiro de Cima onde passámos o dia. Na praia fluvial demos uns grandes e habilidosos mergulhos da prancha de saltos, usufruímos da queda de água sobre as costas e ainda houve oportunidade de apanhar uns lagostins, ou o que restava deles… Ao final do dia regressámos a campo e à noite fez-se um jogo nocturno de “aliens à caça”! Sábado iniciou-se com uma gincana na praia em que individualmente, a pares e em equipa os nossos meninos tinham que dar tudo. Depois de muito esforço e “muita areia nos bolsos” o banho foi merecido! Da parte da tarde a equipa de animação preparou uma mega caça ao tesouro às “Gomas-Bolachas-Doces-Roubadas-Por-Alguém”… Para chegarem ao tesouro e à partilha do mesmo, os lobitos tiveram de ter faro, serem astutos para desvendar os enigmas e palavras em código e acima de tudo espírito de equipa pois os quatro bandos só podiam seguir para a pista seguinte depois de todos terem desvendado a pista anterior. Já com grande ansiedade e fome de guloseima lá encontraram o Doce Tesouro, concluindo eles que se todos partilharmos o que trazemos de casa, somos muito mais felizes.

O dia terminou com mais banhos e últimas voltas de canoas e por fim, a saudável guerra de balões de água e banho de mangueira. A noite findou com o Fogo de Conselho na praia à luz de petromax/lanternas, com grandes momentos de animação e risada mas também com uma breve resumo da importância do ano escutista que estava a terminar. Por entre lágrimas de saudades do tempo em Alcateia e do sentido de responsabilidade para aqueles lobitos que irão passar para a Expedição, a noite terminou em grande união, e no ressoar da oração do Lobito sentimos Jesus ainda mais presente em cada criança, na sua alegria, humildade e vontade ser mais e melhor. A partilha dos doces encontrados na caça ao tesouro foi a ceia desta última noite de Acafim! Domingo, dia de regresso, tempo de desmontagem de campo e despedida da praia com últimos e banhos e sessão fotográfica para mais tarde recordar!

Mais um ano escutista que chegou ao fim para os escuteiros mais novos e mais bonitos deste nosso Agrupamento! Fica a saudade, fica a lembrança de grandes caçadas e a certeza que para o ano o “uivar” dos lobitos se continuará a fazer ouvir!

ALÁI! Fotografias aqui: Galeria Alcateia