AcaNat Expedição e Comunidade

23 de Dezembro de 2014 - 18H12M - por Marta Luísa

A expedição 105 e Comunidade 82 acamparam em zonas separadas na Qta. da Apostiça, durante 4 dias de frio, muitooo frio!

O acampamento da Expedição foi baseado no imaginário Naruto, onde as patrulhas formaram parelhas Canguru-Gavião, Suricata-Tigre e Panda-Jaguar, constituindo assim 3 aldeias diferentes. Montaram campo por parelhas, mas a tenda e a eficácia em acender uma fogueira no mínimo tempo possível foi pontuada individualmente, ou seja, por patrulha. Para além das habituais inspecções de campo, construções, manutenção da aldeia, jogos e refeições a pontuar, tiveram oportunidade de fazer uma noite/madrugada de assalto às outras aldeias! Para além da vivência do imaginário foi dado tempo para assinatura de provas e revisão do sistema de progresso individual. Na sexta-feira tivemos celebração eucarística em campo celebrada pelo nosso pároco Pe. Luciano.

Fotos: Galeria Expedição

O acampamento da Comunidade foi de sobrevivência. Um acampamento com regras de jogo muito específicas em que cada pioneiro, chegado a campo teve de largar na ‘arena central’ a sua mochila, comida e restantes pertences dando início à sobrevivência com  a roupa que tinham no corpo. Ao longo dos dias tinham de conquistar segundos por equipa para conseguirem entrar na arena e assim trazer algum dos seus bens! Esta conquista era feita através de assaltos aos campos das outras equipas entre as 22h e as 2h de cada noite, por jogos/desafios e assinatura de provas. Os campos estavam distanciados, sem vista uns para os outros o que aumentava o ritmo de vida em campo. Uma equipa preferiu a tenda, outras não, uns preferiram o saco de cama, outros não… Umas equipas foram conseguindo mais comida que outras e 3 das equipas montaram um abrigo natural em caminha de caruma! A roupa então, quaseee que não foi mudada…!

Foi assim um grande apelo ao trabalho em equipa e ao desprendimento daquilo que não é essencial. Um acampamento a sério que revelou a fibra dos nossos pioneiros! Fotos aqui: Galeria Comunidade e umas tantas outras nas fotos do AcaNat da Expedição.

Um Santo Natal!