Raid Nocturno Sintra-Colares

22 de Abril de 2016 - 20H04M - por Marta Luísa

Já em 1918 BP dizia “A arte da orientação no terreno é a essência do Escutismo.”

E na essência da Expedição 105 está sempre a aventura em patrulha. Após uma tarde teórico-prática com um Atelier de Orientação, partimos rumo ao Desafio “Para a Frente é o Caminho!”. Um raid nocturno que teve início em Sintra e terminou na  sede do Agrupamento de Colares onde acantonámos.

Foi um desafiante raid de quase 15 km que testou a capacidade de orientação das nossas patrulhas. Foi imperativo saber orientar uma carta topográfica e uma bússola, tal como posicionar um escalímetro e descobrir os 5 pontos/postos através das coordenadas, azimutes e distâncias. Entre cada posto tinham também que responder às questões relativas à história da vida de BP, de S. Tiago Maior, e a questões teóricas de orientação, mística e organização da II secção. No final seria contabilizado o tempo total de raid bem como as perguntas respondidas acertadamente. Depois das “solas gastas” e feitas as contas a classificação ditou: 1º P. Elefante; 2º P. Pinguim; 3º P. Águia; 4º P. Girafa; 5º P.Raposa.

Foi “muita fruta” e muito bem se desenvincilharam as patrulhas! Apesar do desafiante percurso, o esforço e sentido de cooperação entre os elementos das patrulhas foi elevado. Por fim, a avaliação do desempenho e resistência de todos foi muito positiva, neste que foi o 2º raid nocturno deste ano escutista.

E assim se vai construindo e desenvolvendo o sentido de observação e orientação em cada explorador, que por certo não esquece as aventuras especiais como esta que, quase sem darem conta, fazem desenvolver o seu carácter e autonomia.

Para a posteridade ficam algumas imagens: GALERIA EXPEDIÇÃO